Ano bissexto é o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.
Como surgiu o Ano Bissexto?
Todos os tipos de calendários que surgiram desde da antiguidade até hoje, foram baseados na astronomia. Por volta de 46 a.C, o astrônomo grego Sosígines percebeu que o ano tinha aproximadamente 365 dias e 6 horas, e que esse seria o tempo em que a Terra leva para completar uma órbita ao redor do sol. Sendo assim, um ano de 365 dias não seria o marco real de que a Terra completa sua volta. Com o passar de 4 anos, essas horas extras comporiam quase um dia inteiro, então ele sugeriu ao Imperador Júlio César a adoção de um dia extra a cada 4 anos, para compensar.
Na Antiguidade Romana, o primeiro dia de cada mês era chamado Calenda. Assim, os últimos dias do mês antes da calenda, era nomeados de acordo com o número de dias que faltavam para a calenda. Como fevereiro tinha 30 dias, ficou determinado que o sexto dia antes da calenda (dia 24 de fevereiro), seria duplicado (em latim “bis“) de 4 em 4 anos, e ficou assim bis sextum ante diem calendas martii. Ou seja, seria o ano bissextum= bissexto, e assim surgiu o calendário Juliano, que vigorou por uns 1600 anos.
Com o passar dos anos, maiores conhecimentos de astronomia e do surgimento de grandes astrônomos, o calendário ainda passou por outras modificações até os dias atuais, mas o nome bissexto para o ano com um dia extra, é uma das coisas que se perpetuou e permanece até hoje.
Esse dia é acrescentado no mês de Fevereiro, sendo o dia de hoje, dia 29!
Algumas curiosidades do Ano Bissexto:
- Os anos bissextos sempre foram cercados de mitos e tradições. Uma das mais divertidas surgiu no século XIII, na Escócia. Em um ano bissexto, eram as mulheres (e não, como de costume, os homens) que tinham o direito de escolher quem desejassem para marido. E se o escolhido não concordasse com o casamento, era obrigado a pagar uma multa de respeito.
- Nos países não católicos a mudança foi feita mais tarde; a Inglaterra e suas colônias fizeram a mudança em 1752, onde o dia 2 de setembro precedeu o dia 14 de setembro e o dia de ano novo foi mudado de 25 de março para 1º de janeiro.
- Há pessoas que julgam que o ano bissexto assim se chama justamente por ser composto de 366 dias (dois seis, bissexto), ao contrário dos 365 nos demais anos. O que expressa uma coerência mnemônica popular e aos estudiosos um grande e histórico equívoco.
É isso ai pessoal, nosso post é só sobre as curiosidades do dia de hoje!
Melhor Opção Brindes
(11) 2884-8205
(11) 2857-3287